sábado, 24 de outubro de 2009

Boa Tarde!

Tudo bem?

Aconteceu realmente o que eu estava dizendo anteriormente.

Acabei voltando pra casa mais cedo devido a alguns problemas que novamente prefiro não comentar.

Porém, antes de voltar dei uma passada pela Turquia, mais especificamente em Istambul. Essa cidade realmente me surpreendeu!! Já tinha ouvido falar que a Turquia é um país que se desenvolveu muito e que é muito bonito, mas quando cheguei lá que fiquei mais animado ainda. A cidade é muito bonita! Ela se divide em lindos lugares históricos e lugares muito modernos, sem contar que a população é muito simpática e muito receptiva.

Fiquei apenas dois dias por lá, mas deu pra ver que eles querem crescer ainda mais, e pelo que vi vão conseguir, pois ele tem, além das belezas, uma economia muito forte!

Como não podia deixar de ser, tenho que falar um pouco de futebol junto com uma história um tanto quanto inusitada.

Fiquei num hotel com uma vizinhança bem tranquila e bem bonita e no caminho vi que tinha um shopping bem legal e umas lojinhas de artesanato. Chegando no hotel, com muita fome, fui perguntar para o rapaz da recepção comoi eu poderia ir até o shopping para comer algo e ele explicou que era fácil, cerca de 10 minutos andando. Até aí tudo bem. Foi aí que fiz a infeliz pergunta:

- "Será que lá eu encontro fácil uma camisa do Fenerbache?" (pra quem não conhece é um time local onde jogam o Alex, Roberto Carlos, Lugano, André Santos...).

De repente o rapaz parou o que estava fazendo, olhou para mim e disse:

- "Fenerbache!?!? Senhor, o senhor está no bairro do Galatasaray (um dos maiores rivais do Fener, o Elano joga lá), se o senhor quiser mesmo comprar algo, no shopping tem, mas deve tomar cuidado na rua se estiver com a camisa na mão, porque o pessoal aqui é fanático e não gostam de torcedores rivais na vizinhança"

Fiquei meio sem reação, mas insisti:

- "Ah é!? Mas acho que vou lá dar uma olhada."

O rapaz novamente:

- "Ok, mas tome cuidado"

Bom, como estava com fome e disposta a achar a camisa do Fener eu fui pro shopping. Chegando lá, dei uma volta, comprei alguns presentes e comi. Felizmente encontrei uma loja com camisas do Fener (lindas por sinal) e pude comprar uma e já guardar na sacola.

Algum tempo depois fui voltando para o hotel com a sacola com alguns presentes e a camisa do Fener "escondida". Eis que passo em frente ao Centro de Treinamento do Galatasaray (200 metros do hotel) e reconheço o Keyta (ex-Barcelona) em frente ao portão dando uma volta de regata, calça, meia e chinelo, porém não deu tempo de chamá-lo e logo ele entrou na concentração. Com isso corri pra chamar o guarda e pedir pra ele ir atrás do Keyta pra eu poder tirar uma foto ou conversar, mas ele disse que não podia. Aí vi que aquele mural com o simbolo do time e de todos patrocinadores onde os jogadores dão entrevista e não insisti para o guarda para eu poder tirar uma foto lá, o fato de dizer que sou brasileiro despertou uma curiosidade no guarda e já me tratou melhor e felizmente deixou eu entrar e tirar uma foto.
Resumo da Foto: eu, com a blusa do Palmeiras, no Centro de Treinamento do Galatasaray com uma sacola com a camisa do Fenerbache! :) Detalhe: a sacola ficou na mão do guarda!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Infelizmente

Boa Noite (21:26 aqui e 15:26 no Brasil)

Bom, infelizmente venho dizer que vou ter que voltar ao Brasil antes do previsto.

A situação aqui estava ficando muito complicada pra mim. Além de alguns problemas que tive no pais, ocorreram outras coisas que não cabe eu comentar aqui pra não ficar chato (como disse no outro post).

Apesar de apenas 20 dias nessa nova experiência na minha vida, eu vou levar comigo muito aprendizado e uma nova maneira de pensar sobre a vida, as pessoas e o mundo ao meu redor. Aprendi muita coisa nova nessas 3 semanas e com certeza vou levar para o resto da vida. Infelizmente não pude ficar todo o tempo planejado, mas sei que fiz a coisa certa e já tracei meus planos para o resto do ano e para meu futuro próximo.

Praça do Lênin

Gostaria de agradecer novamente todas as pessoas que me ajudaram nesse tempo longe e que me apoiaram nessa minha decisão de voltar para casa para já tentar colher alguns frutos dessa nova experiência e me dedicar aos meus novos projetos.



Restaurante Liverpool: Andrey (Ucrânia), Dima (Ucrânia) e Felipe

Queria agradecer também o pessoal da Aiesec de Maringá, principalmente a Juliana, que vem me ajudando bastante desde julho. E, é claro, o Diogo que também vem me dando uma força grande em relação à Aiesec.


Conferência Aiesec Donetsk, Ucrânia

Muito obrigado mesmo!

Até breve!

Abraço!

Donbass Arena (estádio do Shakthar Donetsk): Felipe e Kazim (Turquia)

domingo, 4 de outubro de 2009

Semana de Trabalho

Bom Dia! (Donetsk: 10:00 Brasil: 04:00)

Como estão todos?
Desculpem novamente a demora para escrever.
Não paro muito tempo em casa e quando estou em casa quero aproveitar o máximo pra conversar com a família e com a Lu, mas agora deu tempo de escrever um pouco.

Bom...essa semana foi diferente e um pouco melhor em certos aspectos e um pouco pior em outros.

O lado bom, como disse anteriormente, foram as aulas que comecei a dar sobre o Brasil. As crianças realmente mostraram bastante interesse, mas infelizmente o tempo era muito curto e tive apenas três aulas por dia onde só podia falar por 20 minutos porque tinha que dividir o tempo com outro intercambista (no meu caso com a Polonesa). Podia ter sido melhor, mas não deixou de ser uma experiência muito boa!
Outra coisa legal que aconteceu, que já tinha na semana passada, mas que agora fiz de um jeito diferente foi a aula de inglês para os ucranianos. Dessa vez foi em uma sala reservada, sem barulho (ao contrario das outras aulas) onde pudemos praticar o inglês com pessoas mais velhas e mais interessadas no assunto, por isso achei mais proveitoso. São duas horas de conversação em inglês onde falamos sobre nossas vidas e sobre nosso país.

Não sei se comentei, mas nessa semana outros intercambistas chegaram para participar do mesmo projeto que eu: o Edho (Indonesia), Burak (Turquia), Joanna (Polonia) e Jenne (Coréia do Sul). O Kazin (turco que divide o quarto comigo) é de outro projeto que começará só na próxima semana. O Edho é muito engraçado e gente boa (ele consegue a façanha de dormir ouvindo heavy metal pesado no fone de ouvido, até agora não entendo como ele consegue); a Jenne é muito sipática e a típica asiática, tira foto de tudo que vê na frente; o Burak eu não conversei muito, apenas sobre futebol, mas ele é gente boa também; a Joanna eu conversei muito pouco também, apenas quando dividimos a aula, mas pareceu muito simpática.

Então...sobre as coisas que continuaram piores para mim aqui. A adaptação ao país é realmente muito difícil pra mim! Não dá para ter segurança em andar sozinho porque não existe sequer uma alma bondosa que "speak english" por aqui! A comida não me desce e estou me alimentando muito mal!! Nosso ap é muito complicado, num lugar muito longe e periogoso onde não tem luz do lado de fora, além disso quarta e quinta ficamos sem água o dia todo! Sem contar alguns problemas que prefiro não comentar pra não ficar chato (desculpem!).

Devido a certos problemas provavelmente não ficarei aqui até o fim do período do estágio, mas procurarei levar o máximo de experiência possível junto comigo.


Obrigado pela força de todos!

Grande abraço!

Saudades!